publicidade

curta nossa página no facebook / Like us at Facebook Entre em nossa comunidade do orkut / Join us at orkut Siga-nos no Twiiter / Follow us at TwitterSiga-nos no Linkedin / Follow us at LinkedInAdicione-nos em seu círculos / Add us at your circles

Afogados

ORIGEM DO NOME - De acordo com o escritor Diogo Lopes Santiago, do século XVII, o nome Afogados teve origem no fato de que muitas pessoas, principalmente negros escravos, morriam por afogamento naquela localidade.

As mortes aconteciam quando, durante a maré alta, as pessoas tentavam atravessar o Riacho Cedro - um braço do Rio Capibaribe que partia da Madalena, passava pela Ilha do retiro, beirava as terras onde hoje fica o bairro e chegava ao Recife Antigo.

Durante a maré baixa, a travessia era tranqüila. Mas, quando a maré enchia o rio se tornava furioso e muitos morriam afogados. Daí, o local foi ficando conhecido como a região dos afogados.

O COMEÇO - As terras onde hoje ficam o bairro de Afogados foram doadas (pelo Donatário Duarte Coelho) a Jerônimo de Albuquerque cujos herdeiros delas foram se desfazendo gradativamente.

A princípio, a área era uma região coberta por mangues. Depois, a vegetação foi dando lugar às edificações que iriam formar aquele núcleo habitacional de grande importância na cidade do Recife.

Em 1737, o Governo construiu naquela área a Ponte de Afogados e mandou fazer um grande aterro que começava no local onde hoje fica o Forte das Cinco Pontas (bairro de São José) e ia até o atual Largo da Paz.

Essa obra ficou conhecida como o Aterro dos Afogados, depois ganhou o nome de Rua Oitenta e Nova e, atualmente, á a área que abriga a Rua Imperial. Por conta desse aterro, a povoação teve grande impulso.

Em meados do século XVIII, a povoação de Afogados já tinha um razoável agrupamento de casas (?de boa construção em estilo flamengo?, como registrou o holandês Arnouldus Montanus, no livro América), um curtume e uma capela.

Em 1785, a capela de Afogados foi transformada em igreja dedicada à Nossa Senhora da Paz. A paróquia do bairro foi criada em 1873.

BATALHAS - Afogados já foi local de algumas batalhas e revoltas que ficaram famosas em Pernambuco. Como o episódio ocorrido a 07/09/1711, quando 400 homens envolvidos na Guerra dos Mascates atacaram um presídio construído ali pelos holandeses e tentaram se apropriar da povoação.

Durante a Campanha Constitucionalista de 1821, também ocorreram lutas ali. Em 1824, mais uma vez Afogados presenciou combates ferozes, quando tropas do Exército Imperial enfrentaram os revoltosos do movimento que ficou conhecido como Confederação do Equador.
Em 1935, durante a chamada Intentona Comunista, novamente o bairro de afogados foi local de lutas.

Powered by Bullraider.com

Seca em Pernambuco

seca pe 1

seca pe 2

O 14 - Greve dos Jornalistas 1990

greve-jornalista

Parceiros

Publicidade

PE A-Z © Todos os direitos reservados